Digite o que procura

Qual o Prazo de Validade do Registro de Cosméticos?

Saiba qual o Prazo de Validade do Registro de Cosméticos Saiba qual o Prazo de Validade do Registro de Cosméticos

27/10/2019

Ao Registrar um Cosmético na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é importante saber que o número de registro tem uma vida útil, ou seja, uma validade.

De forma ampla, os registros tem validade de 5 anos, contando a partir da publicação da homologação no Diário Oficial da União, entretanto, as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs) de número 312 e 313 alteraram a validade do registro de cosméticos com grau de risco II. Saiba Mais!

Qual o Prazo de Validade do registro de cosméticos agora?

Com a mudança aplicada pelas RDCs, a partir de 14 de janeiro, o prazo de validade do registro de cosméticos de grau de risco II tem validade de 10 (dez) anos e começa a ser contabilizado no momento em que o número do registro é publicado no DOU.

Com essa nova regra, todos os cosméticos que estão dentro do prazo de registro, terão os prazos complementados.

Como Renovar o Registro de Cosméticos?

Para renovar a validade do registro de cosméticos, é de extrema importância que o produtor/distribuidor se atente ao prazo para o peticionamento. O pedido de renovação deve ser feito com, no máximo, 6 (seis) meses antes do vencimento.

Nota da Anvisa

A Agência esclarece que, o prazo de valide do registro não muda em nada o prazo de validade do produto, que, de acordo com a agência:

“tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original e sem avarias, em condições adequadas de armazenamento e utilização.”

Como registrar cosméticos na Anvisa?

Para saber mais sobre o processo regulatório de cosméticos na Anvisa, clique aqui e saiba mais!

Ficou com alguma dúvida sobre o prazo de validade de cosméticos na Anvisa? Fale com um de nossos especialistas em assuntos regulatórios!