Digite o que procura

Escovas Progressivas Liberadas pela Anvisa – O guia definitivo

Como saber se a Escova Progressiva tem registro na Anvisa Como saber se a Escova Progressiva tem registro na Anvisa

11/07/2018

Hoje a RAGB traz a seus leitores um guia definitivo sobre Escovas Progressivas e tudo que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz a respeito dos famosos e temidos Alisantes Capitares e o melhor: vamos te ensinar a descobrir se um produto possui ou não registro na Anvisa.

Antes de começarmos a falar sobre as Escovas Progressivas Liberadas Pela Anvisa, devemos entender como a Agência define o alisante e quais são seus principais princípios ativos.

De acordo com a Anvisa, Escova Progressiva é “o procedimento adotado pelos cabeleireiros para realizar alisamento de cabelo. Os métodos não são registrados na Anvisa. Apenas são registrados na Anvisa os produtos para alisamento capilar. ”.

Escovas Progressivas Na AnvisaQuais os princípios ativos de Escovas Progressivas Liberados pela Anvisa?

Com os avanços tecnológicos, hoje existem diversos Alisantes Liberados pela Anvisa. Os princípios ativos mais comuns são:

  • Thioglicolato de Amônia;
  • Carbonato de Guanidina;
  • Hidróxido de sódio.

Isso mesmo que você leu. A Anvisa não permite o uso de formol como princípio alisante nas Escovas Progressivas. O uso que é liberado é de apenas 0,2% como conservante químico dos produtos, aumentando assim sua validade.

O uso de Formol para outro, além do citado, em escovas progressivas, além de perigoso, é crime segundo o Ministério da Saúde.

Por isso é tão importante checar o número de Registro na Anvisa que fica no rótulo de seu produto.

Quais os riscos de utilizar Formol como Alisante nos cabelos?

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o formol é cancerígeno, ou seja, pode causar câncer, se utilizado fora dos padrões da Anvisa. Há possíveis reações de uso em contato com a pele, olhos, inalação e exposição crônica.

 Como descobrir se um produto tem Registro na Anvisa?

Para conferir se um produto possui ou não Registro na Anvisa. Para isso, basta estar com o rótulo do seu produto em mãos.

Para começar, acesse o site da Anvisa na área de busca de produtos. Você pode fazer isso clicando aqui. 

Os campos que aparecerão deverão ser preenchidos totalmente. Todas as informações devem estar contidas no rótulo de seu produto. Caso falte alguma informação, você já pode desconfiar.

Assim que todos os dados forem digitados, clique em consultar e pronto!

Escovas Progressivas Liberadas Pela Anvisa

Se a Escova Progressiva ou outro produto possuir registro na Anvisa, ele aparecerá com as informações do produto.

Fique atento nessa etapa. Caso Exista alguma informação que não bate, como por exemplo, o produto estiver registrado como outro ou caso ofereça algum benefício que não consta nas informações da Anvisa, é melhor tomar cuidado.

 Qualquer dúvida a respeito do Registro de Escova Progressiva na Anvisa basta entrar em contato com a Agência Anvisa através do telefone – 0800 - 642 9782 de segunda a sexta, das 07h30 às 19h30.