Digite o que procura

Como registrar Lentes de Contato na Anvisa

Como registrar Lentes de Contato na Anvisa Como registrar Lentes de Contato na Anvisa

20/09/2018

Hoje a RAGB te conta tudo sobre como Registrar Lentes de Contato na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As lentes de contato vêm se modernizando e tomando conta do mercado. O último dado divulgado pela Sociedade Brasileira de Lentes de Contato é de 2009 e contabiliza mais de 9 milhões de brasileiros que utilizam Lentes de Contato para correção da visão.

Ainda de acordo com o estudo, cerca de 500 mil brasileiros usavam Lentes de Contato apenas para função estética.

Confira o conteúdo exclusivo que preparamos para você sobre Como Registrar Lentes de Contato na Anvisa.

Lentes de contato: Quais as regulações vigentes?

Antes de falarmos sobre Como Registrar Lentes de Contato na Anvisa, devemos entender que os produtos são tratados pela Anvisa como Correlatos ou ainda, Produtos para a saúde. Para saber mais sobre correlatos clique aqui.

Quais os Documentos Necessários para Registrar Lentes de Contato na Anvisa?

É de extrema importância entender que, sem a devida regularização da empresa, seja ela fabricante ou distribuidora, o Registro de Lentes de Contato fica impossibilitado.

Os documentos exigidos pela Anvisa para regularização dos produtos são:

  • AFE;
  • Certificação de Boas Práticas;
  • Licença de Funcionamento Local.

Para saber mais sobre cada documentação, basta clicar no nome delas.

Como registrar Lentes de Contato na Anvisa?

O processo de Registro de Correlatos na Anvisa é baseado quase que exclusivamente na RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 185. Ela classifica os produtos para saúde em graus de risco de I a IV, sendo I menos invasivo e IV mais invasivo.

As Lentes de Contato são classificadas pela Agência como Grau de Risco II. Essa informação é importante pois, a partir disso que podemos partir para o registro em si.

Por se tratar um Correlato de grau de risco II, a Lente de Contato passará por rigorosos testes para garantir que o produto não cause nenhum dano à saúde do consumidor final. Se sua Lente de Contato for para correção da visão, ou seja, for “de grau” ela também passará por testes de eficácia.

Qual a validade do Registro de Lentes de Contato na Anvisa?

O Registro de Lentes de Contato tem validade de 10 anos na Anvisa. É importante saber que a renovação não é feita de forma automática.

Você deve entrar com o pedido de renovação no último semestre do último ano de vigência do seu Registro de Lentes de Contato.

Empresa que Registra Lentes de Contato na Anvisa

A RAGB é uma empresa de assuntos regulatórios especializada no registro de Correlatos na Anvisa. Atuamos em mais de 30 país regulando empresas e registrando produtos na autarquia ligada ao Ministério da Saúde.

O diferencial de nossa empresa é o modo como cada solicitação é tratada. Acreditamos que o atendimento deve ser realizado de forma exclusiva e personalizada.

Nossa equipe multidisciplinar conta com especialistas em todas as etapas regulatórias, fazendo com que evitemos retrabalho e burocracias desnecessárias.

Ficou com alguma dúvida sobre Registro de Lentes de Contato na Anvisa?

Fale agora com um de nossos especialistas!

Faça seu Orçamento Aqui!

* Campos obrigatórios