Digite o que procura

Qual a diferença entre pop e manual de boas práticas?

Qual a diferença entre POP e manual de Boas Práticas de Fabricação? Qual a diferença entre POP e manual de Boas Práticas de Fabricação?

27/02/2018

Quando falamos sobre Assuntos Regulatórios, diversas dúvidas surgem. Por isso nós da RAGB existimos. Nossa missão é facilitar todos os processos burocráticos através de Assessoria em Assuntos Regulatórios. Hoje nós trazemos para você uma matéria sobre a Diferença entre POP e Manual de Boas Práticas.

Pensando em tornar a linguagem regulatória mais clara, trabalharemos em tópicos para esclarecer as dúvidas dos leitores. Confira agora as Diferenças entre POP e Manual de Boas Práticas.

O que é um Manual de Boas Práticas?

Para entender melhor a Diferença entre POP e Manual de Boas Práticas é necessário saber o que é cada um.

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Manual de Boas Práticas de Fabricação é um documento emitido pela autarquia confirmando que a fábrica cumpre as normas existentes do ramo para a fabricação de um produto específico.

O Manual de Boas Práticas é cabível à empresas que fabricam Produtos para Saúde, Medicamentos, Cosméticos, 

Qual a diferença entre pop e manual de boas práticas?

Perfumes, Saneantes e Instrumentos Farmacêuticos fabricados aqui no Brasil ou em qualquer outro país.

Na RAGB você encontra assessoria na criação e instalação do Manual de Boas Práticas.

O que é POP?

POP (Procedimento Operacional Padrão) é um documento que padroniza e registra as ações e normas na hora da fabricação do produto.

Para fazer o CBPF preciso de POP?

Para ficar bem clara a Diferença entre POP e Boas Práticas, podemos entender o seguinte:

Um Certificado de Boas Práticas de Fabricação é composto por diversos POPs, ou seja, o CBPF é feito de vários Procedimentos Operacionais Padrão.

É importante salientar que não é apenas disso que o Certificado é feito. Só é concedido o documento para empresas que seguem e aplicam todas as resoluções que estão citadas no documento em si.

Com a RAGB você não precisa se preocupar com nada! Nosso time composto por especialistas em assuntos regulatórios está mais que preparado para a elaboração das mais diversas petições em todos os órgãos regulatórios.

Posso usar um manual pronto da internet?

Cada produto possui exigências específicas, pois no mercado não existem dois produtos exatamente iguais.

O documento não é apenas um manual com instruções, mas sim um documento com exigências do Ministério da Saúde para a fabricação de equipamentos e produtos.

A RAGB é especialista na produção e implantação de Certificados de Boas Práticas de Fabricação nos mais diversos ramos indústrias. Nossa equipe multidisciplinar é especialista em assuntos regulatórios e obteve 100% de aprovação em todas as petições do ano de 2017.

Ficou com alguma dúvida sobre qual a Diferença entre POP e Manual de Boas Práticas? Fale conosco!