Digite o que procura

Como funciona a Regulação de Domissanitários na ANVISA

Regulação de Domissanitários na ANVISA Regulação de Domissanitários na ANVISA

04/03/2018

Existem hoje no mercado, diversos tipos de produtos chamados saneantes. Eles são produtos destinados à limpeza e assepsia de ambientes. Geralmente eles combatem e eliminam germes e bactérias. Para a Regulação de Domissanitários na ANVISA é necessário entender a diferença entre saneante e domissanitário.

De forma prática, podemos distinguir da seguinte forma:

Saneantes são os produtos para limpeza de ambientes comerciais, que são vendidos em larga escala. Hospitais, postos de Regulação de Domissanitários na ANVISAsaúde, indústrias... todos esses ambientes utilizando saneantes para sua limpeza. Domissanitários são os produtos utilizados nas limpezas residenciais.

O que muda, ao falarmos da Regulação na ANVISA é a forma com que cada produto é avaliado e as exigências da autarquia.

A RAGB trabalha com a regularização de ambos. Nosso corpo técnico composto por profissionais especialistas em todas as áreas de Assessoria em Assuntos Regulatórios está preparado para atender qualquer tipo de demanda de solicitação em todos os órgãos regulatórios.

5 passos para a Regulação de Domissanitários na ANVISA

1-     Regularize sua empresa

Para produzir ou distribuir Domissanitários, antes é necessário fazer o registro de sua empresa na Agência. São necessários para a Regulação de Domissanitários na ANVISA:

  • Autorização de Funcionamento de Empresa; (linkar)
  • Licença de Funcionamento (LF); (linkar)
  • Boas Práticas de Fabricação. (linkar)

Na RAGB você encontra toda assessoria para solicitação de qualquer tipo de documento necessário tanto para a Regulação de Domissanitários na ANVISA quanto qualquer outro tipo de registro nas mais diversas autarquias.

2-     Faça a solicitação de registro

Assim que todos os documentos da empresa forem entregues, pode-se entrar com o pedido de Regulação de Domissanitários na ANVISA. Nesse momento serão analisados todos os documentos enviados.

A RAGB é especialista em desburocratizar assuntos regulatórios. Com 6 anos de experiência, estamos preparados para atender com excelência todo tipo de demanda regulatória.

3-     A aplicação dos testes

Quando a Agência sinalizar positivamente para os documentos, é o momento de enviar o seu produto para realizarmos a Regulação de Domissanitários na ANVISA.

Conforme a RDC185, todos os produtos que passarão por regulação na Agência são classificados entre graus de risco I a IV. Cada “nível” por assim dizer possui requisitos específicos para os testes.

Outro fator sobre as análises da autarquia é que, cada processo analítico é feito de forma exclusiva e personalizada para o produto em questão, para garantir a eficiência dos testes.

4-     O resultado da solicitação de Regulação de Domissanitários na ANVISA

Conforme a maioria dos produtos, assim que aprovados, os resultados serão publicados no Diário Oficial da União (DOU). A publicação já é suficiente para comprovar a legalidade da Regulação de Domissanitários na ANVISA.

Dá para acompanhar o processo do registro através do sistema de consulta de documentos da própria ANVISA.

5-     Por quanto tempo é valido meu registro?

O registro de Domissanitários na ANVISA é válido por cinco anos a partir do momento de publicação no DOU.

Ficou com alguma dúvida? Fale com um de nossos técnicos!